A pandemia popularizou o Home Office e, com isso, empresas que ainda não eram adeptas ao modo de trabalho resolveram investir para não reduzir o quadro de funcionários ou ter suas atividades canceladas. Porém, a migração no estilo de serviço causou aumento no número de ataques cibernéticos.
O ataque cibernético ou cybers ataques são ações de hackers criminosos que tem como objetivo destruir, violar ou danificar um sistema ou uma rede. Para isso, várias técnicas – muitas delas sofisticadas, são utilizadas. Os cybercriminosos trabalham com a fragilidade encontrada em cada sistema e usam a oportunidade deixada por usuários para roubar dados, realizar clonagens, entre outras atividades.
Um dos ataques mais realizados é o phishing, técnica capaz de manipular vítimas para ter acesso a informações confidenciais. Essa operação costuma ocorrer por meio de e-mail e aplicativo de mensagens onde o sujeito infrator finge ser outra pessoa ou uma organização confiável
O home office
Os cybercriminosos enxergaram uma lacuna na segurança das empresas que migraram seus funcionários para o home office, muitas vezes de forma abrupta. Tais instituições nem sempre estavam preparadas para trabalhar com o regime descrito e liberaram o acesso remoto aos colaboradores, sem um treinamento de boas práticas ou segurança adequada, tornando-se um alvo frágil para os golpistas.
Computadores sem antivírus apropriado é um dos maiores motivos dos ataques no ambiente do home office. Sem os recursos necessários, os atacantes usam da boa-fé de quem trabalha em casa e está despreparado para tal investida.
A solução
Investir em cibersegurança é o ponto primordial para manter dados e funcionários em segurança. Possuir políticas de segurança, com um treinamento para os funcionários e utilizar um antivírus capaz de conter os ataques constantes dos cybercriminosos.
Identificar os pontos frágeis da organização pode minimizar os riscos. O uso de monitoramento da rede, anti-malware e backup podem fazer a diferença.
Um bom antivírus é capaz de detectar qualquer arquivo mal intencionado dentro do computador, os famosos malware. O escaneamento completo realiza a busca por qualquer arquivo malicioso que possa prejudicar o funcionamento da máquina e/ou dados do usuário.
O antivírus da Kaspersky
O antivírus da Kaspersky é considerado um dos melhores do mercado atual. Sendo ganhador de diversos prêmios de qualidade e, frequentemente, comentado pelos principais canais de comunicação, o software possui características superiores nos quesitos: proteção em tempo real, remoção de vírus, detecção de falsos-positivos e influência do antivírus no desempenho do sistema.
Prêmios
2021
Forrester Wave™: External Threat Intelligence Services Q1, 2021.
Gartner Peer Insights ‘Voice of the Customer’: Security Awareness Computer-Based Training, 2021
2018
Kaspersky Endpoint Security. Common Criteria: EAL 2+ Assurance level certification. Kaspersky Anti-Targeted Attack Platform. ICSA Labs: Advanced Threat Defense test (Q1, Q2, Q3, Q4)Kaspersky Endpoint Security